quarta-feira, 9 de setembro de 2020

SEMANA 1 PET 4 São Tomás de Aquino

 Saudações! 

Nessa nova etapa, quem deu as caras é São Tomas, se achou interessante a colocação dele acerca do conhecimento racional e a postura cristã, vamos conhecer um pouco mais dessa postura:



São Tomás de Aquino e a Escolástica

No século VIII, Carlos magno organizou escolas ligadas às instituições católicas, divulgando a cultura grega romana, mas com os conteúdos submetidos à teologia, o que marca o período da Escolástica (O termo vem de “escolas”).

 O representante máximo desse período foi Santo Tomás (1221/1274 d.C) cuja filosofia é considerada “preparação para a fé” além de ter uma função “apologética” (Argumento de que a fé pode ser comprovada pela razão) permitindo discutir até mesmo com quem não tem fé alguma.

Tomás constata que Deus é o primeiro na ordem ontológica (A primeira coisa que “existe”, é Deus) mas não na gnosiológica (Não é a primeira coisa que você “conhece”). Logo, podemos deduzir sua existência por seus feitos, raciocínio que nos leva a sua Teologia - As cinco vias para provar a existência de Deus: 

·         A primeira via (do movimento) Tudo o que se move é movido por outro, mas para evitar um “regresso” infinito, devemos admitir que exista um “primeiro movimento” que não é movido por nada, esse primum movens é Deus;

·         A segunda via (da causa) Nenhuma coisa pode ser “causa” de si mesma, mas novamente, para evitar um regresso infinito, devemos admitir que exista uma causa primeira, que produz e não é produzida, tal concepção nos leva a ideia de um Deus;

·         A terceira via (da contingencia) Nem tudo pode ser contingente, mas é preciso que exista algo necessário. Ex: Uma casa só pode ser levantada depois das colunas e assim por diante,

·         A quarta via (da perfeição) Podemos deduzir níveis de perfeição e a maior delas culmina nos atributos de Deus;

·         A quinta via (da finalidade) Tudo o que existe, existe para um fim e as coisas agem de tal forma por serem ordenadas por uma inteligência, como a flecha disparada por um arqueiro. Este ordenador supremo seria Deus.

 Essas cinco vias de Tomás buscavam demonstrara a existência de Deus por meio da razão e não da “Fé”.

Podemos notar também, que esses argumentos estão calcados nas ideias de Aristóteles, o que nos mostra como a filosofia cristã buscava na filosofia “clássica” um embasamento mais racional para defender a fé cristã.


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