Saudações!
Nessa nova etapa, quem deu as caras é São Tomas, se achou interessante a colocação dele acerca do conhecimento racional e a postura cristã, vamos conhecer um pouco mais dessa postura:
São Tomás de Aquino e a Escolástica
No século VIII, Carlos magno
organizou escolas ligadas às instituições católicas, divulgando a cultura grega
romana, mas com os conteúdos submetidos à teologia, o que marca o período da
Escolástica (O termo vem de “escolas”).
Tomás constata que Deus é o primeiro na ordem ontológica (A primeira coisa que “existe”, é Deus) mas não na gnosiológica (Não é a primeira coisa que você “conhece”). Logo, podemos deduzir sua existência por seus feitos, raciocínio que nos leva a sua Teologia - As cinco vias para provar a existência de Deus:
·
A primeira via (do movimento) Tudo o que se
move é movido por outro, mas para evitar um “regresso” infinito, devemos
admitir que exista um “primeiro movimento” que não é movido por nada, esse primum movens é Deus;
·
A segunda via (da causa) Nenhuma coisa pode ser
“causa” de si mesma, mas novamente, para evitar um regresso infinito, devemos
admitir que exista uma causa primeira, que produz e não é produzida, tal
concepção nos leva a ideia de um Deus;
·
A terceira via (da contingencia) Nem tudo pode
ser contingente, mas é preciso que exista algo necessário. Ex: Uma casa só pode
ser levantada depois das colunas e assim por diante,
·
A quarta via (da perfeição) Podemos deduzir
níveis de perfeição e a maior delas culmina nos atributos de Deus;
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A quinta via (da finalidade) Tudo o que existe,
existe para um fim e as coisas agem de tal forma por serem ordenadas por uma
inteligência, como a flecha disparada por um arqueiro. Este ordenador supremo
seria Deus.
Podemos notar também, que esses argumentos estão calcados nas ideias de Aristóteles, o que nos mostra como a filosofia cristã buscava na filosofia “clássica” um embasamento mais racional para defender a fé cristã.
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