domingo, 29 de novembro de 2020

PET 7 SEMANA 1 Sêneca

Saudações!

Para abordar o filósofo Sêneca, indico o excelente video e o canal em si do "Super leituras":



domingo, 22 de novembro de 2020

PET 6 SEMANA 4 HABERMAS


Saudações! O colega 
HABERMAS, é um dos nomes famosos da Escola de Frankfurt, que já comentamos:

A Escola de Frankfurt é o nome dado ao grupo de pensadores alemães do Instituído de pesquisa social de Frankfurt (1920).

Sua produção ficou conhecida como “teoria crítica”.

Pois apesar da diferença entre os pensamentos de Adorno, Marcuse, Habermas  etc. Todos eles tinham a preocupação em estudar a vida social e compor uma teoria crítica da sociedade como um todo.

(Influências? O ponto de partida desses pensadores foi uma releitura do Marxismo... e a teoria freudiana que trouxe à tona, novos elementos sobre o psiquismo das pessoas. Mas há também outras influências como Hegel, Kant e Max Weber.)

Em suma, a Escola de Frankfurt concentrou os seus interesses na análise da “cultura de massa”. Termo que descreve a sociedade atual cujo avanço tecnológico é colocado a serviço da lógica capitalista, enfatizando o consumo e a diversão como formas de apaziguar os problemas sociais.


Mais sobre Habermas: 



Extra: 


domingo, 15 de novembro de 2020

PET 6 SEMANA 3 Kierkegaard

 Saudações!  Vamos conhecer um pouco mais do Soren Kierkegaard que apareceu na semana 3 do pet6?



Kierkegaard (1813-1855)

 "O homem é uma síntese de infinito e finito, de temporal e de eterno, de liberdade e de necessidade."

Ao afirmar que a “existência precede a essência” Sartre chama à responsabilidade do homem a construção de sua vida, Não há destino, você constrói sua vida. Esse ponto de partida até “materialista” leva o Existencialismo a uma tendência ateia, mas em contrapartida temos pensadores existencialistas que buscam conciliar fé e sua forma de ver o mundo.

É o caso de Soren Kierkegaard (1813-1855), Muito religioso, seu existencialismo pode ser resumido nos “Estágios da vida” que explicam a “angustia” (vertigem da liberdade) do homem:

 I - Vida Estética: Simbolizado pelo “Dom Juan”, o estágio estético mostra o homem que busca a máxima satisfação do presente, procurando tornar único cada instante, abomina o monótono. Mas o “instante” é fugaz, levando ao tédio e ao desespero.

II – Vida Ética: Contrapondo ao homem estético (Dom Juan), o homem ético é representado pelo “Bom marido”, é aquele que escolhe o quer ser e se impõe disciplina para tanto. Mas ser fiel, respeitoso etc. Ainda assim, não dá a paz de espírito, apenas elimina alguns problemas mantendo o homem ainda com angustia, ou melhor, “desesperado”.

III – Vida religiosa: somente o estágio religioso dá ao homem o significado ultimo da existência.

 Na fé o indivíduo coloca-se acima da materialidade, da ética numa relação direta com deus.

Embora pareça haver um sentido linear nos estágios elaborados por Kierkegaard, não há uma ordem para o indivíduo seguir, ele pode sair do estado religioso e entrar no estético ou vice-versa.


Quanto ao Hayek, Segundo autor abordado, não houve atividade sobre ele e o texto é bem claro. Mas se tiverem mais curiosidade, pesquisem sobre a escola austríaca. È muito comum encontrar esse assunto hoje em dia em debates onde há críticos do socialismo ...

domingo, 8 de novembro de 2020

PET 6 SEMANA 2 LEIBNIZ! (E Newton se a curiosidade aparecer rs)

 


Saudações! 

Semana 2 do PET nos deparamos com o famoso Wilheim Leibniz! (Famoso? vocês devem estar zuando rs) Mas sim! famoso pois além da area da jurisprudência  e filosofia, o cara entrou na matemática (Calculo infinitesimal) gerando uma polemica com o gigante Isac Newton. 

Curioso com a treta né? Entenda clicado aqui, ou veja o vídeo:



Mas de Leibniz, nos interessa a teoria da Mônada (Significa "unidade" e seriam átomos espirituais ou átomos da vida), segue um vídeo que se divide em partes para elucidar o assunto:



Resolução da atividade: 

01 A substância é um Ser capaz de Ação. Ela é simples ou composta. A substância simples é aquela que não tem partes. O composto é a reunião das substâncias simples ou Mônadas. Monas é uma palavra grega que significa unidade ou o que é uno. Os compostos ou os corpos são Multiplicidades, e as Substâncias simples, as Vidas, as Almas, os Espíritos são unidades. É preciso que em toda parte haja substâncias simples porque sem as simples não haveria as compostas, nem movimento. Por conseguinte, toda natureza está plena de vida.

LEIBNIZ, G. W. Discurso de metafísicas e outros textos. São Paulo: Matins Fontes, 2004 (adaptado).

Dentre suas diversas reflexões, Leibniz voltou sua atenção para o tema da metafísica, que trata basica- mente do fundamento de realidade das coisas do mundo. A busca por esse fundamento muitas vezes é resumida a partir do conceito de substância, que para ele se refere a algo que é:


 E) <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<< Por que?

O universo é constituído pelas mônadas (ou unidades) segundo o Leibniz. Elas seriam substâncias espirituais como eu disse antes e organizadas por Deus em uma harmonia universal ... 

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

PET 6 SEMANA 1 Agir e Poder (De novo)

Saudações! 

O tema "Agir e poder" (Moral e ética, Ser e agir, Juízos de valores etc), É frequentemente abordado nos PETs, já vimos (Clique nos temas para lembrar):

Valores: Ser e Dever ser (Moral e Ética)


Contudo nessa semana adentramos no tema da solidariedade e resolvi deixar uma reflexão para tal: