Saudações!
Eeeeeee lasqueira! Novamente o tema do PET é algo que eu já comentei! Os Sofistas, relembre clicando aqui.
Resumidamente:
Por volta do
século V A.C, surgiu na Grécia um grupo de pensadores que passaram a
comercializar a filosofia. Em suma, defendiam que não existe uma “verdade
universal”, mas somente opiniões.
O argumento da relatividade do conhecimento, basea-se na constatação de que, "O homem é a medida de todas as coisas" (Protágoras) ou seja, é a criatura humana que formula o conhecimento com base na sua percepção de mundo. Contudo, eu vejo a s coisas da mesma maneira que todo mundo? existe algum filme, livro, pessoa ou comida que TODO mundo vai gostar?
Se uma pessoa diz que açaí é gostoso e outra diz que não é, ambas estão falando a verdade embora sejam respostas contraditórias, e seria nesse sentido a verdade "relativa".
Assim, os Sofistas ganhavam a vida comercializando a filosofia/conhecimento ao não terem compromisso com a "verdade" aos olhos de Sócrates que acusava-os de prostituirem-se (No sentido de cobrar para ensinar).
Contudo, na atividade da SEMANA 1 do PET 5 nós deparamos com uma nova perspectiva, a defesa desses que são considerados antagonistas dos Filósofos.
Para tal, podemos resumir no texto as seguintes colocações ou defesas dos sofistas:
Contribuíram para evolução do saber (a gramatica, a aritmética, etc.)
Se outrora cobravam pelos ensinamentos, isso se dava pelo fato de que a ocupação intelectual era privilegio daqueles com "situação melhor", (Ao povão restava o trabalho braçal vamos dizer assim). Assim, os sofistas que não eram nobres, precisavam ganhar o sustento com o seu conhecimento.
Quanto aos sofismas, argumentos enganosos, o texto ressalta que essa fama é devido a atenção demasiada em certos nomes considerados Sofistas e exerciam essa prática.
Por fim, destaca-se a contribuição dos Sofistas para a elaboração de uma raciocínio mais rigoroso que seria o "embrião" da Lógica que foi desenvolvida por Aristóteles.
E então meus queridos, teriam sido os Sofistas injustiçados pela história? De qualquer forma, é inegável a contribuição deles para a evolução do conhecimento, da própria Filosofia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário